Este baralho vai te emocionar! Gilded Reverie Lenormand

Gilded Reverie Lenormand

Atirem a primeira pedra, aquele(a) oraculista que não quis o deck Gilded Reverie Lenormand logo quando viu! Tão majestoso, tão rico em detalhes, cores vibrantes, imagens expressivas…

Gilded Reverie Lenormand

Certamente esse deck tem o poder de transmitir a magia de leitura das cartas logo quando é aberto à mesa. A peculiar composição de 44 cartas e mais 3 cartas alternativas (O homem, Mulher e os Pássaros), auxiliam e enriquecem a flexibilidade na leitura durante a tiragem. O oraculista tem a opção de jogar o método tradicional Lenormand com as 36 cartas, ou flexibilizar acrescentando / trocando as 3 cartas alternativas e/ou acrescentando as 8 cartas complementares na mesa.

É muita informação? Vem comigo que te mostro como são e onde você pode aplicar essas cartas auxiliares para enriquecer sua leitura.

Como aplicar cartas auxiliares

Preciso salientar primeira que a ideia do artista é inspirada no baralho Petit Lenormand, o baralho cigano europeu, que é diferente do baralho cigano brasileiro, bom, isso já é base para um outro assunto aqui no blog (fiquem ligados nas postagens futuras, que explicarei a origem do baralho Lenormand e sua difusão aqui no Brasil).

Tendo base no Petit Lenormand que estão em uso há mais de 150 anos, a criação de Ciro Marchetti trouxe agradando aos leitores experientes, que utilizam o sistema tradicional das 36 cartas, tanto quanto aos leitores principiantes e flexíveis que podem optar pelo uso das cartas complementares.

A característica central do deck é a sua objetividade, elementos vivos e diretos em comparação as características místicas e esotérica das lâminas de um tarot, por exemplo. De uma forma simples, porém vivas, as imagens de cada carta desse deck, permite a ilusão de um conto encantado e a interpretação inequívocas adaptando os símbolos e formas expressivas do requinte europeu.

A ideia das cartas complementares segundo o artista, são para dar um significado mais profundo relacionando as cartas expostas a mesa junto com as complementares, dando a liberdade de esclarecimentos adicionais.

Por exemplo, as cartas alternativas Homem (28) e Mulher (29) podem fornecer uma combinação mais relevante de “significadores” dependendo dos gêneros envolvidos em uma leitura específica. A carta Corujas (12), como alternativa aos Pássaros (12), reconhece essa preferência em várias tradições europeias.

Conheça as cartas de Gilded Reverie Lenormand: Expanded Edition

Novas Cartas

Como havia prometido, mostrarei as cartas alternativas e darei os significados de cada carta complementar, logo depois ensino um método de leitura.

As 8 cartas novas:

  • 37. Tempo
  • 38. Pontes
  • 39. Dados
  • 40. Máscara
  • 41. Poço
  • 42. Bússola
  • 43. Labirinto
  • 44. Lupa

As 3 cartas alternativas:

  • 12. Coruja
  • 28. O Homem
  • 29. A Mulher

Carta 12 – Corujas

Carta 12 Coruja (owl) - Gilded Reverie Lenormand

A carta Corujas também indica comunicação, mas geralmente de natureza menos frívola. As Corujas podem estar compartilhando sua sabedoria ou exortando você a ouvir o que os anciãos ou amigos eruditos podem ter a dizer. As Corujas também podem estar dizendo a você que procure sinais importantes a sua volta.

Carta 28 – O Homem (marte)

Carta 28 - O Homem - Marte - Gilded Reverie Lenormand

Eu poderia ser você, o leitor, ou o importante sujeito masculino de sua leitura ou um parceiro.

Esta segunda carta opcional no Reverie pode ser usada para fornecer uma referência específica em leitura, servir para um relacionamento do mesmo sexo ou fornecer uma escolha que possa representar melhor a personalidade do sujeito masculino. Nesta segunda versão, um homem de aparência forte usa uma capa vermelha, seu peito nu mostra o símbolo masculino de Marte em um pingente. Ele olha para a direita e parece determinado e apaixonado. A carta é iluminada com um fundo dourado que comunica o poder essencial.

Carta 29 - Mulher - Gilded Reverie Lenormand

Carta 29 – A Mulher (Vênus)

Eu poderia ser você, a leitora, ou o sujeito feminino de sua leitura ou uma parceira.

Tal como acontece com o segundo Homem, o baralho Reverie Expanded inclui uma carta Mulher adicional. Esta versão mostra uma mulher poderosa e elegante olhando por uma janela à direita da carta. Ela tem uma túnica vermelha drapeada e, entre seus seios, ela aperta o símbolo feminino de Vênus. A luz brilha através da janela, enfatizando suas fortes características. Ela é a personificação do poder feminino.

Carta 37 o Tempo - Gilded Reverie Lenormand

Carta 37 – Tempo

Meu aparecimento traz o “tempo” para o primeiro plano. Eu posso estar me aproximando ou passando, então fique atento. Use-me com sabedoria para ter uma visão geral. Olhe ao meu redor para entender melhor o meu envolvimento. Certas cartas podem me retardar, mas às vezes uma ação rápida irá levá-lo ao poder.

Os relógios no Gilded Reverie são símbolos de medição de tempo. O relógio está passando, e a vida é de natureza transitória, então devemos saborear cada momento e viver a vida ao máximo. Esta carta é um lembrete de nossa imortalidade. Os ponteiros do relógio andam para frente e devemos continuar independentemente disso. É a carta do gerenciamento de tempo; e a Coruja nos lembra de usar o tempo com sabedoria. A questão do tempo em uma leitura pode ser vista geralmente através das cartas do jogo, da numerologia ou de outros métodos. Porém a esta carta pode adicionar foco, pois destaca a importância do tempo na própria interpretação.

Pode aumentar as perspectivas, desde a necessidade de agir imediatamente, até os benefícios de uma abordagem paciente – “esperar para ver”. Também pode sugerir que você precise reservar mais tempo para você. Esta carta pode indicar muito tempo se estiver perto de cartas “lentas” como Âncora (35), Árvore (5), Lírios (30) ou Montanha (21). Pode significar pouco tempo se estiver perto de cartas “rápidas” como Foice (10), Açoite (11) ou Criança (13). O Gilded Reverie incorpora as várias formas de reconhecer o tempo: um relógio de cuco, um relógio de sol, uma ampulheta, um galo, uma vela e muitos outros mostradores e aparelhos. O relógio lança sombras em segundo plano, aludindo à noção de que “o tempo não espera por nenhum homem”. Pode ser útil comparado aos cronometradores naturais do Sol (31) e da Lua (32).

Carta 38 - Pontes - Gilded Reverie Lenormand

Carta 38 – Pontes

Próximas ou distantes, largas ou estreitas, íngremes ou retas, são algumas das minhas características. Mas, seja qual for a forma, sou sua conexão, com lugares, pessoas ou pontos no tempo. Posso cruzar os espaços que te separam. Posso encurtar a distância que pode te unir. Um símbolo de transição e superação de obstáculos em seu caminho, a carta Pontes atua como uma maneira de atravessar uma divisão e, assim, abrir-se a novas oportunidades. É algo que ajuda você a chegar a um destino.

Esta carta é uma adição significativa ao baralho Lenormand porque oferece uma solução a um problema, ajudando a “preencher uma lacuna”. Por exemplo, na combinação da Cruz (36) + Pontes (38) = sofrimento superado. No entanto, se a carta Pontes estiver oculta em outras combinações, está avisando que não deve “quebrar pontes”, porque não haverá retorno na decisão. As Pontes do Gilded Reverie cruzam montanhas impossíveis. Pode mitigar a carta da Montanha (21) e pode fornecer uma nova passagem, indicada pelas cartas ao seu redor. A carta pode significar também reconciliação, conexões ou construir pontes entre pessoas. Em outro sentido, a ponte é um lugar de referência, breves intervalos e encontros. Se combinada com o Tempo (37), uma breve reunião é indicada, e com a Carta (27) e Anel (25), sugere a resolução rápida de uma questão contratual.

Carta 39 - Dados - Gilded Reverie Lenormand

Carta 39 – Dados

Eu sou o risco, a aposta que você lançar. Eu sou o incerto, e o ato de fé. Ofereço a promessa de mudanças futuras. Possivelmente, cartas negativas à minha direita irão prever um destino desfavorável, porém cartas positivas trarão uma condição feliz. Você está se sentindo com sorte … bem, você está?

Os dois dados fornecem chance, oportunidade, possibilidade e um novo elemento a ser introduzido na situação. Eles significam aleatoriedade e um risco que um escolhe tomar, enquanto que o Trevo (2), significa sorte revelada ao acaso. O resultado aleatório dos Dados pode tanto punir quanto recompensar, e influenciar as cartas em volta. O confiável Cão (18) logo é distraído de suas funções pelo movimento próximo dos Dados. Isso indicaria na verdade “amigo para todas as horas”. Alternativamente, a carta Dados pode indicar uma brincadeira, bem como diversão e jogos.

Também poderia sugerir comportamentos de risco, como jogos de azar. Sendo que a imagem desta carta apareceu em jogos primordiais, semelhantes ao protótipo do Lenormand, ela também faz referência à história do baralho, que era originalmente um jogo que se jogava com dados e cartas. Os Dados agora são incorporados no baralho, da mesma forma que os significados das cartas foram determinados, ao invés de serem pesquisados em um livro do destino, como acontecia originalmente.

Carta 40 - Máscara - Gilded Reverie Lenormand

Carta 40 – Máscara

Olhe profundamente para sua alma, é divertido fazer um jogo para quem? Eu equilibro as contradições e envolvo os opostos. Projeto suas emoções ou as escondo. Quando eu pouso à sua direita, levo alegria à luz, mas se a minha presença estiver à sua esquerda, a melancolia está à vista. Posso ser o rosto que se adequa a qualquer ocasião. Todas as peças que eu posso encenar, a verdade ou o fingimento… Eu sou sua criação.

A carta Máscara é sobre encenar papéis. Pode indicar a necessidade de assumir um papel diferente. É símbolo de ocultação e decepção. É diferente da Raposa (14) ou Serpente (7) porque sua aparência indica que é algo que não é. A carta pode ser um aviso para não acreditar “de olhos fechados” em algo ou alguém. Em combinação com o Cavaleiro (1), é uma notícia enganosa. Se encontrada perto da Mulher (29) ou Homem (28), a pessoa pode ser uma farsa – alguém apresentando um rosto, mas escondendo outro. Esta carta se mostra mais publicamente do que a Serpente ou a Raposa e pode se aplicar a qualquer situação ou carta no baralho, dependendo da proximidade. Nas comunicações on-line, “mascarado” é um termo usado para um risco de segurança, onde alguém rouba uma identidade online para defraudar. Se encontrado junto com os Ratos (23) e Carta (27), significará roubo de identidade.

Carta 41 - Poço - Gilded Reverie Lenormand

Carta 41 – Poço

Eu tenho muitos significados simbólicos: desejos, recursos, criatividade e cura. Se você olhar atentamente para a profundidade da minha escuridão, poderá ver seus verdadeiros pensamentos refletidos e seus desejos secretos revelados. Mas seus desejos só serão concedidos se você cavar fundo e trabalhar duro.

A carta Poço é sobre aprofundar uma questão. Você pode achar que conhece todos os fatos, mas pode haver mais na história que não está vendo. A imagem sugere profundidades ocultas. A corda que entra no poço representa a importância de manter o centro. Em um nível mais profundo, a carta Poço poderia ser um sinal de que você atingiu o ponto mais baixo, e agora o único caminho é para cima. Se outras cartas próximas indicarem que está enfrentando dificuldades, agora é o tempo para cicatrizar. A carta Poço também tem a ver com desejos, mas vem com um aviso, tenha cuidado com o que deseja. Esteja preparado para trabalhar duro pelo que você deseja.

Esta carta também se refere a um objetivo que é alcançável, mas que ainda requer mais esforço ou o compromisso de recursos adicionais. Ao contrário da carta Trevo (2), que traz sorte inesperada, esta carta lembra que você precisa planejar e trabalhar duro para suas recompensas. Embora a carta possa encorajá-lo a aproveitar recursos inexplorados, ela também adverte contra o esgotamento de todos os seus recursos ao mesmo tempo. Se o Poço aparecer perto do Peixe (34) ou do Navio (3), a mensagem pode ser não se extrapolar na busca de um investimento ou empreendimento comercial.

Carta 42 - Poço - Gilded Reverie Lenormand

Carta 42 – Bússula

Estou aqui para ajudá-lo a encontrar seu caminho, se houver uma jornada a ser tomada ou uma escolha a ser feita. Posso fornecer instruções e um caminho para que você não se perca. A carta Bússola é um indicador da direção em que se pretende ir. Pode representar alguém ou algo que fornece orientação e o ajuda a direcioná-lo para um objetivo.

Esta carta pede que você examine o ponto ou o foco do seu empreendimento. Olhe para onde a agulha está apontada. Cartas próximas podem fornecer informações sobre sua direção e seu destino. Se você está de frente para a Montanha (21) ou Caminho (22), precisa parar para obter sua direção, rumo a seguir e fazer um plano. Esta carta aconselha você a não proceder de forma cega, sem direção. Saiba aonde está indo, mas também porque está indo e o que você espera encontrar. A carta Bússola representa as muitas coisas que podem guiá-lo no seu caminho.

Esta carta é um lembrete para observar e prestar atenção aos sinais e símbolos que você pode ver ao longo do caminho. Preste especial atenção às cartas que se relacionam com viagens e movimentos, tais como Cavaleiro (1), Navio (3) e Cegonha (17). A Bússola também pode indicar comentários que outras pessoas lhe oferecem. Ouça sua intuição para determinar quem pode ser o seu “verdadeiro norte” e aqueles que podem estar ansiosos para dar conselhos e procure se controlar. Você pode ouvir as sugestões dos outros, mas nem sempre precisa segui-las. Olhe para a Chave (33) e Estrelas (16) para maior clareza e orientação.

Carta 43 - Labirinto - Gilded Reverie Lenormand

Carta 43 – Labirinto

Quando você acha que fez tudo o que pode, bate numa parede e tem que começar de novo. Eu sou o labirinto que mantém você em movimento, através de tentativa e erro até o fim. Não há atalhos para o sucesso, meu amigo.

Esta carta é sobre fazer o seu caminho através de um confuso fluxo de eventos, frequentemente por tentativa e erro. Você pode ter metas e destinos que deseja alcançar, mas chegar lá pode ser mais difícil do que você esperava. Sua estrada não é direta, tem voltas e mais voltas. Não importa o quanto você planeje e crie estratégias, em algum momento você enfrentará erros inevitáveis. Esteja preparado para algumas rotas falsas e becos sem saída. A carta Labirinto direciona você para retraçar seus passos, se necessário e tomar uma rota diferente. Às vezes, simplesmente não há um caminho direto. Replanejar e começar de novo não são falhas, faz parte do processo. Mesmo quando você sente que está retornando ao primeiro quadrado do jogo, poderá começar de outra vez com nova informação e maior conhecimento da paisagem.

A carta Labirinto pode significar um enigma ou problema que requer uma dedução racional para resolver. Não há respostas ou atalhos fáceis. Um ponto de vista estreito impedirá que tenha uma visão maior. Note que esta carta mostra mais de uma pessoa. É uma mensagem que você não está sozinho nesta estrada. Outros enfrentam os mesmos desafios e podem ajudá-lo a encontrar uma solução. Esta carta também pode ilustrar seus esforços frustrantes para se conectar com os outros. Algo o mantém separado de pessoas ou objetivos. Agora, não é hora de virar as costas para os outros. À medida que você calcula seu próximo passo, não pense apenas sobre como pode avançar individualmente, mas em como você pode contribuir para soluções de grupo.

Carta 44 - Lupa - Gilded Reverie Lenormand

Carta 44 – Lupa

Eu sou a carta que sugere que você olhe mais de perto. Se você não obteve clareza numa visão anterior, eu posso fornecer mais foco e uma nova perspectiva.

Esta carta sugere que você precisa examinar mais de perto uma situação atual. Agora é o momento de se concentrar, investigar e analisar. Você pode estar de olho em algo que não é aparente ou mesmo visível. Os menores detalhes podem ser de vital importância. Use a Lupa para ajudá-lo a investigar e descobrir mais informações que possam levá-lo a uma maior clareza. Em uma leitura, a carta da esquerda é o que parece antes de olhar mais de perto. A carta da direita sugere o que será trazido à luz depois de um olhar mais atento. A Lupa também pode ser um aviso de que nada é o que parece num primeiro olhar. Leia com atenção as “letras pequenas”.

Se esta carta aparecer com a Carta (27), Livro (26) ou Anel (25), pode significar que você deve examinar com mais cuidado um documento, contrato, informação ou compromisso. A carta Nuvens (6) nas proximidades reforça a ideia de que as coisas ainda são obscuras. Esta carta também pode sugerir uma auditoria financeira ou uma investigação legal. No âmbito das questões emocionais, a Lupa sugere uma preocupação. Você pode estar focado demais em algo. Seu pensamento obsessivo pode ser o que obscurece sua clareza.

Método de Leitura Lenormand

A maneira mais simples de usar estas cartas é simplesmente adicioná-las ao baralho, aumentando o número de cartas de 36 para 44. Ao ler em linhas (com 2, 3, 4 ou 5 cartas) ou usando a tirada de 9 Cartas (caixa 3×3), você pode embaralhar todo o baralho expandido e fazer as tiradas cartas como de costume.

Para a Mesa Real, que usa todas as cartas no baralho, usar o baralho expandido requer um ajuste: Para o Mesa Real 8×4 + 4, você pode adicionar duas linhas mais de quatro cartas cada ao final da tirada, ou uma linha extra de oito acima da última fila de quatro. Para o Mesa Real 9×4, duas linhas extras de quatro cartas podem ser centradas na parte inferior da tirada. Essas cartas não se alinharão com as linhas acima delas, para que, em vez disso, elas possam ser consideradas uma espécie de tirada que comenta, mas não interage diretamente com as cartas acima.

A seguir descrevo um método de apresentação de um Mesa Real (8×4 + 4 ou 9×4), usando as 8 novas cartas como um conjunto separado para comentar as 36 cartas tradicionais. Este método lhe dá a oportunidade de explorar as cartas novas sem perder o foco no original de 36 cartas. Para este método, você precisa manter as 8 cartas extras em sua própria pilha.

PASSO 1:

Embaralhar e colocar um Mesa Real (8×4 + 4 ou 9×4, como mostrado abaixo) com as 36 cartas tradicionais e interpretá-los como de costume.

PASSO 2:

Escolha entre 1 e 8 cartas na tirada que você gostaria de saber mais. Deixando as cartas escolhidas no lugar que estão, remova as outras cartas do quadro. (Você pode querer tirar uma foto de sua tirada primeiro, para que possa fazer referência a todo o quadro mais tarde no processo).

PASSO 3:

Embaralhe as 8 cartas novas (números 37 a 44) e coloque uma nova carta no canto de cada uma das cartas da tirada.

PASSO 4:

Interprete cada uma das cartas distribuídas à luz das novas informações fornecidas pelas novas cartas de esclarecimento. O mesmo método pode ser usado para linhas únicas de cartas. Basta colocar uma nova carta acima de qualquer carta na linha que você gostaria de explorar mais.


Por enquanto é isso pessoal, espero que está postagem esteja iluminado o entendimento desse peculiar baralho Lenormand do magnifico artista Ciro Manchetti. Aguardem futuras postagens de outras publicações baralhos maravilhosos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 2 =